Os secadores de ar quente do banheiro depositam fezes e bactérias nas suas mãos

Os secadores de ar quente do banheiro depositam fezes e bactérias nas suas mãos
set
16
Seg

Segundo estudo realizado pela Sociedade Americana de Microbiologia os secadores de ar quente de banheiro são um perigo para a saúde.

Considerado com uma boa alternativa para substituir as toalhas de papel, principalmente em banheiros públicos, o secador de ar quente de banheiro pode não ser tão higiênico quanto parece. Segundo um estudo recente publicado na revista Applied and Environmental Microbiology pela Sociedade Americana de Microbiologia, esse tipo de equipamento espalha partículas de fezes nas mãos de quem tenta secar as mãos.

A pesquisa foi realizada em banheiros públicos masculinos e femininos da Universidade de Connecticut e verificou que havia uma grande proliferação de bactérias por meio do secador e que elas eram provenientes do vaso sanitário.

Mas como as bactérias do vaso foram parar no secador de mãos? Os pesquisados entenderam que quando a descarga era acionada com a tampa do vaso aberta, as gotículas de água em suspensão carregavam fezes e bactérias. Como o secador suga o ar do ambiente para produzir o ar quente, ao entrar em funcionamento, ele suga essas bactérias e fezes e as deposita nas mãos dos usuários.

Os cientistas utilizaram expuseram placas por 30 segundos com o secador em funcionamento. Como resultado, foram encontradas entre 18 e 60 colônias de bactérias. Quando utilizaram placas por dois minutos com os secadores desligados, as placas apresentaram, no máximo, uma colônia. Placas expostas ao ar do banheiro durante 20 minutos revelaram cerca de 15 colônias.

Mesmo com a utilização de secadores com filtros de ar de alta eficiência, ainda foram encontradas bactérias o que comprova que esse tipo de equipamento sempre será uma ameaça em potencial para a saúde.

"Esses resultados indicam que muitos tipos de bactéria, incluindo potenciais patógenos e esporos, estruturas produzidas por bactérias, podem ser lançadas nas mãos das pessoas por secadores de banheiro. Esporos também podem ser espalhados entre prédios e lançados nas mãos das pessoas pelos secadores", diz o estudo.

Baixe grátis o App do TudopraObra!

Ofertas Exclusivas na palma da sua mão!