Vamos falar de cores?


Você pode gostar de cores claras, outros podem preferir os tons neutros, alguns os tons vibrantes, mas o fato é que todas as pessoas se sentem menos ou mais atraídas por cores, nuances, tonalidades específicas e é sempre bom aprender a usá-las de forma coerente e assertiva.

E essa não é uma tarefa muito fácil.

Determinar a cor predominante em um ambiente, sua combinação com outros matizes, ou a simples repetição de tonalidades, vai falar muito sobre a personalidade do ambiente e o que ele pretende transmitir como resultado final de composição. As cores contribuem efetivamente para personalidade do ambiente.

Combinações simples, rebuscadas, neutras, saturadas, analogias e contrastes serão determinantes para, junto a composição e ao mobiliário, identificar o estilo dos que habitam (no caso de ambientes residenciais) e o estilo dos que usufruem (em ambientes comerciais), pois o ser humano se aproxima daquilo que lhe atraí por identificação ou por curiosidade.

E aí encontramos a grande dicotomia profissional na hora de colorir. Pretendemos criar identificação ou pretendemos direcionar comportamento.

Sim, pq o ser humano escolhe cor fisiologicamente por identificação (gosta sem explicação necessária) ou por necessidade (precisa para determinado estímulo de seu organismo), e é aí que entra a visão e sensibilidade profissional para que o ambiente projetado além de belo seja eficiente na característica de utilização a que se propõe.

Colorir é arte.

Arte essa que demanda técnica, que demanda estudo, e por fim, e não menos importante, muita sensibilidade; para que a composição, resultante das escolhas do profissional, esteja totalmente adequada ao uso e ao convívio daqueles que usufruirão do espaço, seja trazendo o conforto necessário, seja estimulando o usuário a reações e objetivos que só o autor conhece.

Artigos - Decoração de Interiores
Como comprar material de construção barato? Siga estes passos

Como comprar material de construção barato? Certamente, construir ou reformar uma residência não é uma tarefa simples, m...

janeiro 15, 2020
Como calcular material de construção corretamente?

Um dos principais pontos do planejamento de uma obra é saber como calcular material de construção corretamente. Porém, a...

dezembro 17, 2019
TudopraObra - Guia de Construção e Decoração

Artigos Recentes

mais artigos
dezembro 12, 2019
Dicas para realizar a sua obra com qualidade e baixo custo

Provavelmente você está à procura de dicas para realizar a sua obra com qualidade e baixo custo, estou certo? Principalmente no Brasil, manter a qualidade pelo menor preço nem sempre é uma tarefa simples.

outubro 05, 2019
Os 6 materiais que não podem faltar na sua construção dos quais você normalmente se esquece.

Depois de uma lista enorme de materiais, você ainda descobre que falta muita co...

Por Matheus Avila
novembro 10, 2019
Piso quente ou piso frio? Qual é a melhor escolha?

A casa está ficando lindo, já tomou forma e agora é a hora de decidir qual reve...

setembro 19, 2019
Conheça os principais tipos de fundação na construção civil

Não é surpresa alguma que a fundação é a parte mais importante de uma construçã...

Por Matheus Avila
setembro 28, 2019
Conheça as 5 curiosas tendências em Decoração de Interiores para 2020

Está planejando as mudanças na decoração? Então conheça as 5 curiosas tendência...

Por Maria Cecília