Pisos Intertravados e sua ajuda em diminuir as enchentes em períodos de chuva


O piso intertravado de concreto é utilizado em várias cidades e países do mundo. Provavelmente você já o viu em praças, calçadas, ciclovias, garagens, vias urbanas e até quintais. Isso porque ele é extremamente versátil e oferece uma série de vantagens, é barato, resistente, fácil de ser instalado e conservado e ainda é sustentável, pois favorece a infiltração da água da chuva no solo.

Ele é um piso composto por bloquetes pré-fabricados de concreto, de diferentes dimensões, cores e texturas. Quando dispostos em conjunto (como se fossem um quebra-cabeça), formam superfícies pavimentadas uniformes e firmes, capazes de receber o tráfego de pessoas e até de veículos. As peças podem ser retangulares, quadriculares, hexagonais, de 16 faces, onduladas e estilo raquete. As cores vão do cinza ao vermelho, argila, azul, grafite, verde e amarelo, só depende do corante utilizado pelo fabricante.

A utilização dos bloquetes não exige o uso de rejuntes ou argamassa, pois são assentados diretamente sobre uma camada de areia. O que os mantêm no lugar é seu intertravamento, garantido pelo preenchimento entre seus espaços com areia fina ou pó de pedra. Devido a esse espaçamento entre as peças, a água da chuva consegue escoar para os lençóis freáticos, evitando o acúmulo de água e enchentes, pois o solo não fica impermeável como quando usamos placas cerâmicas ou porcelanatos. Os bloquetes vazados são usados para plantio de grama, facilitando ainda mais a drenagem.

Os bloquetes de coloração mais clara absorvem menos calor, proporcionando temperaturas mais amenas na superfície do pavimento, favorecendo um conforto maior para as pessoas que transitam pela área. A ainda, por refletir a luz solar com mais intensidade, esse piso também gera economia na iluminação.

Em caso de reforma, quando é necessário consertar tubulações enterradas, por exemplo, os bloquetes podem ser retirados e reutilizados sem dificuldade, com a ajuda de ferramentas simples.

O piso intertravado oferece maior segurança a veículos e pessoas se comparado a outros tipos de pavimentos, já que sua superfície é naturalmente antiderrapante. Isso significa que pode ser usado em trechos de ruas e estradas íngremes ou com curvas sinuosas, permitindo que motoristas tenham mais controle de seus automóveis.

Além disso, as propriedades antiderrapantes deste piso são muito benéficas para deficientes visuais e cadeirantes, principalmente porque é possível instalar peças com relevos que ajudam essas pessoas a se guiarem pelo ambiente.

Ele é instalado sem a necessidade de equipamentos sofisticados e a execução pode ser feita manualmente, apenas encaixando bloco por bloco no padrão desejado. Uma das formas de fixação mais recomendada para maior durabilidade é a chamada “espinha de peixe”, pois dessa maneira, o tempo de contato das rodas dos veículos com as juntas é menor, diminuindo a tendência de “escorregamento” das peças.

Artigos - Dicas
Os 6 materiais que não podem faltar na sua construção dos quais você normalmente se esquece.

Depois de uma lista enorme de materiais, você ainda descobre que falta muita coisa, principalmente para os detalhes. Vej...

Por Matheus Avila
outubro 05, 2019
Conheça as 5 curiosas tendências em Decoração de Interiores para 2020

Está planejando as mudanças na decoração? Então conheça as 5 curiosas tendências para não ficar de fora em 2020....

Por Maria Cecília
setembro 28, 2019

Artigos Recentes

mais artigos
setembro 23, 2019
10 dicas de como decorar apartamento pequeno

Se você está prestes a morar num apartamento pequeno e não tem ideia de como decora-lo, este artigo é para você. Veja como é possível deixar um pequeno espaço adorável.

Por Maria Cecília
setembro 19, 2019
Conheça os principais tipos de fundação na construção civil

Não é surpresa alguma que a fundação é a parte mais importante de uma construçã...

Por Matheus Avila
setembro 16, 2019
Conheça as 5 tendências de cores para 2020

Passou meses vendo seu sonho sendo construído e agora que está em pé chegou a h...

Por Maria Cecília
setembro 12, 2019
Para que serve a planta de um imóvel?

A planta na construção civil não é nenhum tema novo, mas você sabe dizer para q...

Por Matheus Avila
setembro 14, 2019
Qual a diferença entre o engenheiro e o arquiteto?

Atualmente costuma haver muita confusão entre ambas as profissões, fazendo com ...

Por Matheus Avila