Piso quente ou piso frio? Qual é a melhor escolha?


Escolher o revestimento não é tarefa fácil. Com certeza é um assunto que a família discute por dias. É realmente uma pauta que dá pano para manga.

O problema, ou não, é que há muitas opções no mercado e chegar a um consenso é praticamente impossível. Seria ótimo ter a ajuda de um profissional neste sentido e poderia até ser um terapeuta, porque as discussões são extensas nesse sentido viu, haha.

Mas, brincadeiras a parte, se não bastasse, as opções para decidir vão além do tamanho, modelo e material, é preciso decidir além de tudo isso, se o revestimento vai ser frio ou quente. Foi pensando nesses dois itens que preparamos esse artigo, queremos que você entenda algumas diferenças sobres esses dois tipos de pisos.

Qual a diferença entre pisos quentes e pisos frios?

Você certamente ainda não está completamente certa de qual tipo escolher. Talvez você queira uma coisa e o marido outra. Porém a melhor forma de decidir é juntos e entendendo como funciona ambos, tanto o quente quanto o frio.

Piso quente

São chamados de quente por haver pouca troca de calor com o ambiente, ou seja, permanece sempre na mesma temperatura.

Para este tipo de revestimento podem ser usados madeira, taco, carpete, vinílico e laminado. Para os amantes dos pés descalços é uma ótima opção, pois torna a experiência realmente agradável.

Geralmente são usados em salas e quartos, pois trazem ao ambiente um ar de intimidade e aconchego.

Piso frio

Esses, já são pisos que variam a temperatura conforme o ambiente, geralmente são mais frios ao toque. Deles fazem parte a cerâmica, lajota, porcelanato, mármores, granitos e pedras. Eles trazem ao ambiente uma sensação de frescor principalmente para os dias quentes.

Então, qual escolher?

Com certeza você já percebeu as diferenças mais marcantes entre eles. Mas se ainda continua indeciso, temos uma dica para deixar a escolha mais fácil.

A melhor forma de escolher é pensar sobre o ambiente que deseja criar. Se pretende um ambiente intimista e aconchegante opte pelos quentes. Por outro lado, se pretende um espaço fresco para diminuir a temperatura ambiente, opte pelos frios.

Leve em consideração usar os dois tipos, pois em uma casa há sempre mais de um ambiente. Por exemplo, pisos frios são ótimos para ambientes externos, cozinhas e banheiros, enquanto que, pisos quentes ficam ótimos em salas e quartos.

Como funciona a manutenção dos dois tipos de revestimentos?

Ambos permitem a limpeza de maneira simples, porém no piso quente a limpeza será feita geralmente por vassouras apropriadas ou aspiradores de pó. Enquanto que os pisos frios podem receber água ou serem limpos por um pano húmido.

Alguns materiais não deverão ser utilizados para a higienização dos pisos quentes como por exemplo abrasivos, esponjas de aço ou ceras.

Agora que você já conhece algumas diferenças básicas dos sois tipos de pisos, acredito que está apto a fazer as escolhas para seguir para a outra etapa da construção

Bom, é isto por hoje, espero ter tirado algumas dúvidas. Não deixem de comentar.

Até a próxima!

Artigos - Construção Artigos - Decoração de Interiores

Artigos Recentes

mais artigos
novembro 10, 2019
Piso quente ou piso frio? Qual é a melhor escolha?

A casa está ficando lindo, já tomou forma e agora é a hora de decidir qual revestimento usar

outubro 05, 2019
Os 6 materiais que não podem faltar na sua construção dos quais você normalmente se esquece.

Depois de uma lista enorme de materiais, você ainda descobre que falta muita co...

Por Matheus Avila
setembro 23, 2019
10 dicas de como decorar apartamento pequeno

Se você está prestes a morar num apartamento pequeno e não tem ideia de como de...

Por Maria Cecília
setembro 19, 2019
Conheça os principais tipos de fundação na construção civil

Não é surpresa alguma que a fundação é a parte mais importante de uma construçã...

Por Matheus Avila
setembro 16, 2019
Conheça as 5 tendências de cores para 2020

Passou meses vendo seu sonho sendo construído e agora que está em pé chegou a h...

Por Maria Cecília