Para que serve a planta de um imóvel?


A planta na construção civil não é nenhum tema novo, mas você sabe dizer para que serve a planta de um imóvel? Qual sua função real dentro da construção civil? Não? Pois sem problemas, nós te ajudamos a entender para que serve a planta de um imóvel e porquê ela é tão importante!

A planta

Antes de mais nada, você já está familiarizado com o termo “planta de um imóvel”? Dica: a palavra “planta” aqui têm zero relações com a plantinha que você rega todos os dias.

A planta de um imóvel nada mais é do que o seu exoesqueleto, ou seja, a posição pré-definida para todos os cômodos, onde cada um deles irá ficar na construção. E mais do que apenas definir se seu quarto será próximo do banheiro, é aqui que será definido coisas como a dimensão dos cômodos, ou seja, qual o tamanho ideal para o seu quarto, a melhor posição para cada cômodo, o tamanho ideal para o pé-direito, a posição de portas e janelas, entre diversos outros fatores.

E é realmente importante isso tudo?

Respondendo a esta pergunta de maneira simples e direta: SIM!!!

Imagine o seguinte cenário, você possui um terreno e quer construir uma casinha nele, até aí tudo bem. Você não possui nenhum tipo de formação na área de construção, mas mesmo assim decide você mesmo fazer o desenho de seu projeto. Pode dar certo? Até pode, mas as chances de darem errado são maiores, e nós te explicamos o porquê.

O que acontece aqui é que a planta é muito mais complexa do que simplesmente construir uma casinha no The Sims. Não me entenda mal, você pode sim realizar o desenho da sua casa dos sonhos, mas o ideal é que você mostre esta planta para um arquiteto antes de começar a construção.

Dados como cotas internas e externas (para não acabar com um quarto maior do que o necessário e uma cozinha minúscula), o melhor posicionamento dos cômodos (levando em consideração raios solares e incidência de chuva), o tamanho do pé-direito (de acordo com o que a Norma pede), e o melhor aproveitamento possível do espaço e da circulação de pessoas (acredite, é possível ter casas maravilhosas com menos de 60 m²). Tudo isso é feito por um arquiteto bem capacitado, tudo isso é a resposta ideal de “para que serve a planta de um imóvel”.

Infelizmente há uma certa tendência em desmerecer certos serviços e profissionais, o que faz com que muitas pessoas não entendam a real importância da planta de um imóvel, o que faz com que muitas das construções atuais não possuam plantas, as quais com certeza apresentarão problemas futuros.

E, é pensando em justamente tudo isto que este artigo foi criado. Apesar de breve esperamos que você tenha entendido a real importância da planta de um imóvel, afinal de contas, é assim que toda grande obra nasce, em sua preparação, às vezes com apenas alguns rabiscos.

Artigos - Construção Artigos - Curiosidades Artigos - Dicas
Como comprar material de construção barato? Siga estes passos

Como comprar material de construção barato? Certamente, construir ou reformar uma residência não é uma tarefa simples, m...

janeiro 15, 2020
Como calcular material de construção corretamente?

Um dos principais pontos do planejamento de uma obra é saber como calcular material de construção corretamente. Porém, a...

dezembro 17, 2019
TudopraObra - Guia de Construção e Decoração

Artigos Recentes

mais artigos
outubro 05, 2019
Os 6 materiais que não podem faltar na sua construção dos quais você normalmente se esquece.

Depois de uma lista enorme de materiais, você ainda descobre que falta muita coisa, principalmente para os detalhes. Veja algumas dicas para evitar essa por de cabeça.

Por Matheus Avila
setembro 23, 2019
10 dicas de como decorar apartamento pequeno

Se você está prestes a morar num apartamento pequeno e não tem ideia de como de...

Por Maria Cecília
setembro 19, 2019
Conheça os principais tipos de fundação na construção civil

Não é surpresa alguma que a fundação é a parte mais importante de uma construçã...

Por Matheus Avila
setembro 18, 2019
Qual a vantagem da madeira na construção civil?

É de conhecimento geral que estruturas de concreto são as mais comuns no Brasil...

Por Matheus Avila
setembro 16, 2019
Conheça as 5 tendências de cores para 2020

Passou meses vendo seu sonho sendo construído e agora que está em pé chegou a h...

Por Maria Cecília